CASAMENTO PERPÉTUO!

January 19, 2017

 

“Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor” (Oséias 2.19-20)

 

INTRODUÇÃO

  • Deus ordenou a Oséias que falasse essas palavras à sua esposa, Gômer: “Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor”

  • Gômer era tipo de mulher que nenhum marido gostaria de ter: Prostituta, mundana, zombeteira, infiel ao marido e também infiel ao seu Deus.

  • Esta é a mulher que, provavelmente, nem eu e nem você gostaríamos de ter e que nenhuma mulher gostaria de ser. Quem poderia querer ser parecida com alguém com esse perfil?

  • Oséias, um profeta, era o homem que dirigia a nação com as profecias do Senhor. Havia um homem de Deu naquele tempo, para aquela geração. E isso sempre é notável e relevante em toda a história do povo de Deus na terra. Sempre há uma pessoa que decide servir totalmente a Deus, não importando as circunstâncias.

  • A aliança de Deus com Israel era tipificada pela instituição chamada casamento. Num casamento, espera-se, no mínimo, que ambas as parte, mulher e homem, sejam fieis um ao outro. No entanto, Israel era como Gômer: prostituta, mundana, zombeteira, infiel ao seu marido, o Senhor Deus. A nação de Israel não era diferente de Gômer, mulher de Oséias.

  • Porém, apesar de toda a aparente contrariedade, apesar da situação conhecida e comprovada de adultério, Deus queria e prometia alguns elementos importante para essa aliança com seu povo amado:

Perpetuidade

“Eu me casarei com você para Sempre”. Deus, a despeito da infidelidade humana, prometia aquilo que ele mesmo queria e desejava: perpetuidade. Ele queria uma relação perpétua e estável. Ele queria, e ainda quer, que sua aliança dure para sempre.

 

Justiça

“Eu me casarei com você com justiça”, ou seja, “eu a justificarei, tornarei justa”. Através do casamento com Gômer, Oséias tipificava o coração de Deus que tornou seu povo justo por meio da morte e ressurreição de Cristo Jesus. Assim como uma prostituta recebeu a bênção da justificação – e isso não é pouco – o povo de Deus também recebeu a justificação de Deus.

 

Retidão

“Eu me casarei com você com retidão”. Mesmo que Deus aceite a prostituta, mesmo que Deus receba a pecadora, ele precisa fazê-lo com base na verdade. Ele providenciou tudo para que a aceitação do povo de Deus fosse cem por cento legal, cem por cento verdadeira. Deus não ignorou os nossos pecados – Ele morreu por nossos pecados, assumiu nossos pecados, levou sobre si os nossos pecados por meio de Cristo. Somente assim, nessa relação perfeita de expiação, de perdão e justificação, é que podemos, livremente, aceitar a graça de Deus.

 

Amor

“Eu me casarei com você com amor”. Que outra força poderia estar operando para que o perdão pleno fosse processado? Somente o amor é o Dom Supremo, esse que habita o coração do Pai e que compõe a própria essência de Deus. Deus é amor, e somente sendo amor é que Ele pôde conceber tal plano maravilhoso e somente pelo amor contínuo é que Ele consegue manter esse plano para sempre. Somente o amor é que não permitirá, jamais, que Deus volte atrás e se arrependa de nos salvar. Estamos seguros em seu grande amor.

 

Compaixão

“Eu me casarei com você com compaixão”. Oséias era absurdamente compassivo com sua Gômer. Deus é totalmente compassivo com seu povo. A compaixão toma conta do coração de Deus com base na sua consciência de que “somos pó”, e como pó nos comportamos. Deus, em sua total sabedoria e conhecimento pleno de todas as coisas, só pode se relacionar conosco com seu coração totalmente compassivo. E Ele o faz. Somos alvos e somos receptáculos de Sua compaixão.

 

Fidelidade

“Eu me casarei com você com fidelidade”. Deus é fiel! Fiel para sempre, constantemente e imutavelmente. Deus é fiel e sua fidelidade vai para além das nuvens. Gômer era infiel, mas Oséias permanecia fiel. O povo de deus, sua Igreja, é infiel, mas Deus é para sempre fiel. Podemos contar com isso definitiva e totalmente. Deus é fiel.

 

CONCLUSÃO

O relacionamento com Deus tem esses elementos grandiosos e maravilhosos. Agora, você e eu, a convite do próprio Deus, precisamos reconhecer a Ele. Reconhece-lo em todos os nossos caminhos, reconhece-lo em nossa vida, reconhece-lo em nosso casamento. Deus quer ser reconhecido. Você quer reconhecer a Deus em sua vida e quer agradecer a Ele?

 

Que Deus abençoe sua vida!

 

Please reload

Posts Em Destaque

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Recentes

February 26, 2020

December 31, 2017

September 1, 2017

April 12, 2017

March 2, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© Por Ministério Vida Melhor. Desde 2015.