PROJETO FILHOS FELIZES

Curso para grupos de pais, mães, responsáveis

“Eduque seu filho, pois nisso há esperança” (Provérbios 19.18 – NVI)

APRESENTAÇÃO

A educação de filhos é um importante desafio para qualquer sistema familiar, pois a chegada de um filho significa muito mais do que simplesmente ter um novo membro na família. Significa incluir no sistema familiar, cada filho que chega, dando-lhe um lugar especial de indivíduo, que merece ser amado, aceito, reconhecido e valorizado pelo que é. Isso envolve acolher e engajar-se num processo de humanização que viabilize um desenvolvimento humano satisfatório.

No processo da educação dos filhos, importantes mudanças estarão presentes no sistema familiar e novas interações deverão ser aprendidas e compreendidas, não apenas pelos filhos, mas também pelos pais, para que todos possam amadurecer e crescer. Para isso, é preciso que pais/mães saiam do lugar comum de apenas seguir repetindo padrões de interação familiar herdados de sua família de origem (que muitas vezes se apresentam disfuncionais) e se disponham ao aprendizado de interações mais efetivas para seu contexto.

Os filhos têm inúmeras necessidades durante o seu desenvolvimento, que dependem da capacidade dos pais para que sejam atendidas de forma adequada. Esse aspecto convoca pais e mães a um envolvimento habilidoso e responsável na educação de seus filhos.

Um projeto traz a ideia de um empreendimento para o futuro a ser realizado dentro de determinado esquema. Essa ideia aplicada a educação de filhos implica no engajamento de pais e mães na função parental de tal forma que possam promover interações em seu sistema familiar que potencializem o crescimento de filhos mais saudáveis e felizes.

No entanto, quem é pai ou mãe conhece bem as exigências que tal tarefa representa, a qual pode ser tanto gratificante como assustadora. Pensando nisso, nasceu em 2008 o curso "Projeto Filhos Felizes". Desde então vários grupos de pais e mães já foram beneficiados com as reflexões e a troca de experiências propostas pelo curso.

Desejamos que pais e mães possam ser bem sucedidos nessa nobre tarefa de educar seus filhos de forma que cresçam felizes, realizados e, mesmo que eles não se tornem ricos ou famosos no futuro, que sejam pessoas que tragam a marca da nobreza registrada em seu caráter.

 

OBJETIVOS

  • Servir de apoio para pais/mães numa melhor percepção/compreensão de seus filhos e a si mesmos no exercício da paternidade/maternidade, para que as situações em seu desenvolvimento possam ser enfrentadas da forma mais benéfica possível.

  • Promover um espaço de escuta/fala em que, além de exposições informativas e sensibilizadoras, possam ocorrer trocas de experiências entre os participantes.

 

TEMAS

Módulo I

ACOLHIMENTO: "o amor responsável que acolhe e cuida".
IDENTIDADE: "a constituição do ser individual e social".
ENSINO E REFERÊNCIA: "a orientação dos valores éticos/morais e a postura que educa".
Módulo II
LIMITES E DISCIPLINA: "a segurança das fronteiras e a educação positiva".
MONITORIA: "o cuidado consistente e flexível".
AUTONOMIA: "a conquista da independência".
 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • O curso "Projeto Filhos Felizes" pode ser solicitado por qualquer grupo de pais e mães interessados na temática do curso.

  • O curso completo é composto por dois módulos com três temas trabalhados em cada. A duração de cada tema é de aproximadamente três horas, entre palestra, exercícios, dinâmicas e plenária.

  • Cada módulo funciona em um final de semana, de sexta-feira à noite até domingo ao meio dia. Sugestão para cronograma: Abertura: sexta-feira à noite; Primeiro tema: sábado de manhã ou tarde; Segundo tema: sábado à tarde ou noite; Terceiro tema: domingo de manhã. 

  • O intervalo entre um módulo e outro poderá ocorrer conforme houver interesse e disponibilidade de agenda (mensal, bimestral, semestral ou anual).

  • Os módulos podem ocorrer de forma sequencial, mas, não obrigatoriamente, pois possuem enfoques diferentes. Isso significa que uma pessoa pode participar em todos ou em qualquer um, mesmo que não tenha participado do anterior.

  • Também é possível solicitar apenas o módulo que contém os temas de maior interesse, sem obrigatoriamente dar sequência ao outro módulo.

  • Para maiores informações sobre datas disponíveis, investimento, hospedagem, transporte e outros detalhes clique em contato e envie uma mensagem para saber mais detalhes.

 

AUTORIA E COORDENAÇÃO

Clarice Ebert (psicóloga (CRP08/14038), terapeuta familiar, professora e palestrante).

O curso "Projeto Filhos Felizes" é oferecido em parceria com EIRENE do Brasil.

© Por Ministério Vida Melhor. Desde 2015.