LIDERANÇA CRISTÃ

A palavra líder é um tanto quanto jovem na história das línguas. Ela deriva do antigo germânico “lad”, que significa “caminho”. Um “ladan”, ou “líder”, era “aquele que mostrava o caminho”. Era o guia, que conduzia caminhantes de um povoado a outro. Sua principal responsabilidade, durante a caminhada, era “cuidar de todos e de cada um”. Se o “ladan” caminhasse muito rápido, os mais lentos ficariam para trás. Se caminhasse devagar, os mais apressados ficariam irritados. Cabia então a ele: (1) aprender corretamente o caminho  para saber onde estavam os obstáculos e escolher a melhor rota; (2) encontrar o ritmo mais eficiente que faria com que todos chegassem com segurança, sem desperdício de tempo ou de energia. Para isso, o “ladan” tinha de entender quais eram as limitações de cada um.

Esse conceito de liderança se aproxima um pouco mais do conceito bíblico da gestão de pessoas. Como exemplo maior, olhamos para Jesus, autor e consumador de nossa fé. Se alguém fizer a pergunta: “Quem é o maior líder que já pisou na terra?” Certamente, a maioria das pessoas responderia prontamente que foi Jesus. E se perguntássemos “quem foi o maior servo que já pisou na terra”, qual seria a resposta? A maioria, imediatamente, responderia que foi Jesus. Longe de ser um contraste ou uma discrepância, esta é uma das grandes revelações que Cristo nos deixou: só é grande quem serve, só é líder quem sabe ser liderado.

 

A reflexão sobre as qualidades da Liderança e do líder cristão precisam apontar para a correta interpretação dos termos e das ações na vida da Igreja de Cristo nos dias atuais.

 

Liderança Cristã é disposição de liderar servindo e servir liderando.

© Por Ministério Vida Melhor. Desde 2015.