ACONSELHAMENTO PASTORAL
FAMILIAR SISTÊMICO
Um Curso de Aperfeiçoamento em Aconselhamento Pastoral.
O curso já está em sua quarta edição.
As três primeiras edições foram realizadas em Campinas/SP e temos a grata satisfação em anunciar que a quarta edição acontecerá em Curitiba/PR, na data de 17 a 19 de julho de 2020.
_________
EVENTO cancelado
devido a Pandemia

PÚBLICO-ALVO
O curso é destinado a pastores (as), missionários (as) e lideranças de igrejas.
APRESENTAÇÃO
Muitos líderes em igrejas, comunidades e escolas aceitam diante de Deus o desafio de servir em ministérios que propõem oferecer ajuda para indivíduos, famílias e casais. Eles são pastores, pastoras, missionários, missionárias ou educadores leigos ou profissionais da psicologia, que, assumindo essa tarefa poimênica, se dedicam a acolher pessoas em crise, promovendo ajuda, apoio, cuidado e acompanhamento, compartilhando valores e aplicando princípios bíblicos.
No entanto, quem se aventura em empreender-se nessa importante tarefa precisa de preparo. Atender pessoas, famílias e casais pode ser um grande desafio, mesmo para conselheiros experientes, diante das demandas sociais e familiares da atualidade.
O aconselhamento se constitui como um exercício de ajuda que precisa ser mediado por critérios éticos, que requerem responsabilidade, maturidade e competência por parte de quem aconselha. Juntamente com esses critérios, o conselheiro pastoral precisa apresentar compaixão e misericórdia diante das necessidades que se apresentam, exercendo assim o espírito samaritano apresentado nas Escrituras Sagradas.
A importância do curso se estabelece pela sua contribuição para a capacitação de conselheiros e conselheiras pastorais, para que possam aprimorar a sua poimênica no acolhimento das demandas familiares e conjugais, e assim exercerem um ministério de maior relevância no fortalecimento da família.
Quem atua como conselheiro familiar pode se beneficiar com a percepção sistêmica da família, tanto para compreender melhor as suas próprias tramas familiares, como para a ampliação de sua competência no acolhimento de famílias em necessidades.
FUNDAMENTAÇÃO
A proposta apresentada para o curso tem uma fundamentação psicoteológica, numa interlocução entre a psicologia sistêmica e a antropologia teológica hebraico-cristã.
O enfoque sistêmico percebe o indivíduo inserido em um contexto de família, sendo esta vista como um sistema vivo, aberto, dinâmico, complexo e em constante evolução. A família, ao longo de seu ciclo vital, enfrenta mudanças e pressões, que podem ser desestabilizadoras, mas também podem ser enriquecedoras e contributivas para o crescimento de todos os membros da família.
Dentro do sistema familiar podem ser mapeados diversos subsistemas, dentre os quais os subsistemas conjugal e parental se mostram como os de maior responsabilidade no equilíbrio funcional do sistema familiar. Esse enfoque auxilia na percepção da dinâmica interativa do casal e na identificação dos aspectos saudáveis e/ou nocivos que afetam o seu desenvolvimento, bem como de toda a família.
As perspectivas da antropologia teológica hebraico-cristã promovem o aprofundamento do diálogo, numa percepção de valores que contribuem para o desenvolvimento da parceria na interrelação conjugal, bem como para a afirmação de uma postura ética cristã no acolhimento das diferentes dores, para as quais conselheiros cristãos abrirão sua escuta. Compreende-se que a família nasceu de um propósito especial de Deus para a humanidade, e que pelo enfraquecimento da família também se enfraquecem as demais instituições. Portanto, no fortalecimento da família, também está uma possibilidade positiva e latente do fortalecimento da igreja e da própria sociedade.
OBJETIVO GERAL
Contribuir para que conselheiros e conselheiras possam aprimorar o acompanhamento pastoral no acolhimento de demandas individuais, familiares e conjugais em contexto eclesiástico, e assim, exercerem um ministério de relevância no fortalecimento de famílias.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Capacitar pastores, pastoras e líderes cristãos, envolvidos no exercício do aconselhamento pastoral, para intervenções primárias e secundárias, buscando uma melhor saúde para o contexto conjugal dos assessorados.
-
Aprimorar a poimênica de conselheiros (as) pastorais.
-
Apresentar os principais critérios éticos e cristãos que norteiam as posturas no aconselhamento pastoral.
-
Levar os participantes ao conhecimento dos principais conceitos da teoria sistêmica da família.
-
Apresentar uma interlocução entre os pressupostos sistêmicos e a teologia hebraico-cristã sobre temáticas relacionais.
-
Sensibilizar os participantes para o exercício de empatia no atendimento, buscando compreender a importância de avaliar cada contexto em suas peculiaridades.
-
Aprimorar a habilidade dos conselheiros e conselheiras como facilitadores em suas intervenções, para que os recursos e dinâmicas promotoras de mais saúde possam ser acionados, em cada contexto assistido.
TEMÁTICAS
-
As principais bases para o aconselhamento cristão.
-
Posturas éticas no aconselhamento.
-
Visão sistêmica: primórdios e principais conceitos.
-
Visão sistêmica da família.
-
A parceria conjugal.
-
Comunicação conjugal e familiar.
-
O ciclo vital e o desenvolvimento do casal e da família.
-
Famílias funcionais e disfuncionais.
DEPOIMENTO DE QUEM JÁ FEZ O CURSO
COORDENADORES E DOCENTES
Psicóloga (CRP08/14038), Terapeuta Familiar e de Casal, Mestre em Teologia, Professora, Palestrante, Conselheira Pastoral e Escritora.
CLARICE EBERT
Sócia do Instituto Phileo de Psicologia, onde atua como profissional da psicologia em atendimentos presenciais e online (individual, de casal e de família). Coordenadora e palestrante do Ministério Vida Melhor (um ministério de cursos e palestras), em parceria com seu marido. Professora de cursos de pós-graduação em Terapia Familiar e em Aconselhamento Pastoral Familiar. Supervisora de atendimentos clínicos psicoterapêuticos. Docente e palestrante convidada do Instituto Haggai do Brasil. Docente convidada na Pós-graduação da FLT. Membro da ABRATEF e APRTF. Membro do CPPC. Autora do livro “Eduque seu filho, nisso há esperança: uma perspectiva sistêmica para a educação dos filhos”. Coautora dos livros “Quando a dor se torna insuportável” e “Teologias, Psicologias e Humanidades”. Idealizadora e coordenadora do workshop “Diálogos sobre a saúde pastoral”. Membro da IBB (Igreja Batista do Bacacheri/Curitiba/PR). Colunista do portal de notícias RICMais. Colunista do portal gospel GUIAME. Casada com o pastor Claudio Ernani Ebert, mãe de 3 filhos e avó de 5 netos.
Pastor, Teólogo, Escritor, Professor, Palestrante, Conferencista, Assessor Familiar, Conselheiro Pastoral
CLAUDIO ERNANI EBERT
Coordenador e palestrante do Ministério Vida Melhor (um ministério de cursos e palestras), em parceria com sua esposa. Professor de cursos de pós-graduação em Aconselhamento Pastoral Familiar. Docente e palestrante convidado do Instituto Haggai do Brasil. Membro e docente de EIRENE do Brasil. Docente convidado na Pós-graduação da FLT (Faculdade Luterana de Teologia) e FATEBE (Faculdade Teológica Betânia). Secretário Executivo do Instituto Haggai no Estado do Paraná. Autor dos livros “Eu e minha Família” e “Cuide do seu coração ... e do seu bolso”. Coautor do livro “Quando a dor se torna insuportável”. Membro da IBB (Igreja Batista do Bacacheri/Curitiba/PR). Casado com a psicóloga Clarice Ebert, pai de 3 filhos e avô de 5 netos.
@claudioernaniebert
linktr.ee/claudioernaniebert