ACONSELHAMENTO PASTORAL

FAMILIAR SISTÊMICO

Um Curso de Aperfeiçoamento em Aconselhamento Pastoral.

O curso já está em sua quarta edição.

 

As três primeiras edições foram realizadas em Campinas/SP e temos a grata satisfação em anunciar que a quarta edição acontecerá em Curitiba/PR, na data de 17 a 19 de julho de 2020.

_________

EVENTO cancelado

devido a Pandemia

PÚBLICO-ALVO

O curso é destinado a pastores (as), missionários (as) e lideranças de igrejas.

APRESENTAÇÃO

Muitos líderes em igrejas, comunidades e escolas aceitam diante de Deus o desafio de servir em ministérios que propõem oferecer ajuda para indivíduos, famílias e casais. Eles são pastores, pastoras, missionários, missionárias ou educadores leigos ou profissionais da psicologia, que, assumindo essa tarefa poimênica, se dedicam a acolher pessoas em crise, promovendo ajuda, apoio, cuidado e acompanhamento, compartilhando valores e aplicando princípios bíblicos. 

No entanto, quem se aventura em empreender-se nessa importante tarefa precisa de preparo. Atender pessoas, famílias e casais pode ser um grande desafio, mesmo para conselheiros experientes, diante das demandas sociais e familiares da atualidade. 

O aconselhamento se constitui como um exercício de ajuda que precisa ser mediado por critérios éticos, que requerem responsabilidade, maturidade e competência por parte de quem aconselha. Juntamente com esses critérios, o conselheiro pastoral precisa apresentar compaixão e misericórdia diante das necessidades que se apresentam, exercendo assim o espírito samaritano apresentado nas Escrituras Sagradas. 

A importância do curso se estabelece pela sua contribuição para a capacitação de conselheiros e conselheiras pastorais, para que possam aprimorar a sua poimênica no acolhimento das demandas familiares e conjugais, e assim exercerem um ministério de maior relevância no fortalecimento da família. 

Quem atua como conselheiro familiar pode se beneficiar com a percepção sistêmica da família, tanto para compreender melhor as suas próprias tramas familiares, como para a ampliação de sua competência no acolhimento de famílias em necessidades.

 

FUNDAMENTAÇÃO

A proposta apresentada para o curso tem uma fundamentação psicoteológica, numa interlocução entre a psicologia sistêmica e a antropologia teológica hebraico-cristã. 

O enfoque sistêmico percebe o indivíduo inserido em um contexto de família, sendo esta vista como um sistema vivo, aberto, dinâmico, complexo e em constante evolução. A família, ao longo de seu ciclo vital, enfrenta mudanças e pressões, que podem ser desestabilizadoras, mas também podem ser enriquecedoras e contributivas para o crescimento de todos os membros da família. 

Dentro do sistema familiar podem ser mapeados diversos subsistemas, dentre os quais os subsistemas conjugal e parental se mostram como os de maior responsabilidade no equilíbrio funcional do sistema familiar. Esse enfoque auxilia na percepção da dinâmica interativa do casal e na identificação dos aspectos saudáveis e/ou nocivos que afetam o seu desenvolvimento, bem como de toda a família. 

As perspectivas da antropologia teológica hebraico-cristã promovem o aprofundamento do diálogo, numa percepção de valores que contribuem para o desenvolvimento da parceria na interrelação conjugal, bem como para a afirmação de uma postura ética cristã no acolhimento das diferentes dores, para as quais conselheiros cristãos abrirão sua escuta. Compreende-se que a família nasceu de um propósito especial de Deus para a humanidade, e que pelo enfraquecimento da família também se enfraquecem as demais instituições. Portanto, no fortalecimento da família, também está uma possibilidade positiva e latente do fortalecimento da igreja e da própria sociedade.

 

OBJETIVO GERAL

Contribuir para que conselheiros e conselheiras possam aprimorar o acompanhamento pastoral no acolhimento de demandas individuais, familiares e conjugais em contexto eclesiástico, e assim, exercerem um ministério de relevância no fortalecimento de famílias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Capacitar pastores, pastoras e líderes cristãos, envolvidos no exercício do aconselhamento pastoral, para intervenções primárias e secundárias, buscando uma melhor saúde para o contexto conjugal dos assessorados.

  • Aprimorar a poimênica de conselheiros (as) pastorais.

  • Apresentar os principais critérios éticos e cristãos que norteiam as posturas no aconselhamento pastoral.

  • Levar os participantes ao conhecimento dos principais conceitos da teoria sistêmica da família.

  • Apresentar uma interlocução entre os pressupostos sistêmicos e a teologia hebraico-cristã sobre temáticas relacionais.

  • Sensibilizar os participantes para o exercício de empatia no atendimento, buscando compreender a importância de avaliar cada contexto em suas peculiaridades.

  • Aprimorar a habilidade dos conselheiros e conselheiras como facilitadores em suas intervenções, para que os recursos e dinâmicas promotoras de mais saúde possam ser acionados, em cada contexto assistido.

TEMÁTICAS

  • As principais bases para o aconselhamento cristão.

  • Posturas éticas no aconselhamento.

  • Visão sistêmica: primórdios e principais conceitos.

  • Visão sistêmica da família.

  • A parceria conjugal.

  • Comunicação conjugal e familiar.

  • O  ciclo vital e o desenvolvimento do casal e da família.

  • Famílias funcionais e disfuncionais.

DEPOIMENTO DE QUEM JÁ FEZ O CURSO

Julio Cesar · Imperatriz, MA 

"No curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico Deus falou de forma clara e direcionada para meu ministério. Uma das grandes mensagens foi o do entendimento da parceria, do olhar igual, aplicado muito além do relacionamento a dois, mas em todo relacionamento cristão."

Rogério · Barra Mansa, RJ

"No curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico, as dinâmicas das devocionais foram excelentes. Deus ministrou ao meu coração de maneira extraordinária em todas as aulas, mas principalmente no que cabe ao valor da parceria conjugal. O ambiente de acolhimento, a qualificação dos docentes, o programa foram muito positivos." 

Valença · João Pessoa, PB 

"O curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico foi um alerta para a situação atual das famílias e qual o meu posicionamento. Vi a necessidade de começar na minha casa, na minha família, na minha parentela. O tema é relevante, e proporcionou uma nova visão na forma de aconselhar."

Hygino · Itamaraju, BA

"O curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico acrescentou novos ensinamentos para minha vida como pai e esposo, bem como capacitação e conhecimento para aplicar no ministério. Destaco a qualidade e capacitação dos professores, mas também a cordialidade em receber e atender as dúvidas. Conhecer novos irmãos e trocar experiências foi muito positivo."

André · Campinas, SP

"Deus falou de diversas formas no curso: através das devocionais, dos momentos de estudo. Fui motivado e desafiado a rever meu papel como conselheiro pensando nessa ferramenta do Aconselhamento Familiar Sistêmico."

Paula · São Bernardo do Campo, SP

"No curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico me senti sendo capacitada por Deus para o que Ele tem me chamado. É desafiador, porém não estou só. Apenas obedeço e sigo na dependência total dEle. "

Luis Felipe · Americana, SP

"O curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico trouxe reflexões profundas e mudanças a serem feitas. Fui cobrado para me cuidar melhor, das minhas emoções, família, saúde. Destaco a praticidade e a aplicação do curso no trabalho de aconselhamento, a quebra de paradigmas, e os caminhos claros para o desenvolvimento da minha família e casamento."

Fabíola · São Paulo, SP

"As grandes mensagens de Deus pra mim no curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico foram sobre fazer com excelência, viver a Palavra e ser exemplo para poder aconselhar. Foi um tempo precioso de aprendizagem."

Elaine · São Vicente, SP

"O curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico me fez muito bem, trouxe conceitos novos, algumas desconstruções mentais e muita coisa para elaborar no retorno pra casa."

Tiago · São Bernardo do Campo, SP

"No curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico me senti desafiado a aperfeiçoar meu conhecimento sobre a abordagem sistêmica, sendo conscientizado da importância e relevância desta para o cuidado pastoral e clínico de casais e famílias."

Ronaldo · Santa Fé do Sul, SP

"Deus falou de muitas maneiras no curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico: nas aulas, nos almoços, nas interações e dinâmicas. Eu amo cuidar de pessoas e fui motivado ainda mais a continuar o meu trabalho. Também fui ministrado a aprofundar o relacionamento com minha esposa."

Ricardo · Birigüi, SP 

"Foram dias especiais aqui no curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico. Deus falou sobre desafios de mudança comportamental com relação a minha família. Na minha modesta opinião não há o que melhorar. A excelência é impressionante."

Rosa · São José, SC

"Antes de vir para o curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico eu falei para Deus: “estou com medo e ansiosa pelo que tens para mim lá”. Ele tratou realmente o meu coração aqui. Saio mais leve e ao mesmo tempo cheia de tarefas práticas para aplicar com meu esposo e família. Sou grata a Deus pelo seu agir. Com respeito às pessoas que eu aconselho, Deus me deu um novo olhar e direcionamento. E confirmou no meu coração o desejo de me aperfeiçoar no trabalho com famílias. Os palestrantes Claudio e Clarice são pessoas lindas, sábias, com muito conhecimento, ricos em vivências e transparentes."

Patrícia · Nova Iguaçu, RJ

"Não tenho palavras para expressar minha gratidão a Deus por esses dias no curso de Aconselhamento Familiar Sistêmico. Como Deus falou comigo! Confirmou a obra e o chamado dele na minha vida. Foi uma benção e uma vitória."

COORDENADORES E DOCENTES

Psicóloga (CRP08/14038), Terapeuta Familiar e de Casal, Mestre em Teologia, Professora, Palestrante, Conselheira Pastoral e Escritora.

CLARICE EBERT

Sócia do Instituto Phileo de Psicologia, onde atua como profissional da psicologia em atendimentos presenciais e online (individual, de casal e de família). Coordenadora e palestrante do Ministério Vida Melhor (um ministério de cursos e palestras), em parceria com seu marido. Professora de cursos de pós-graduação em Terapia Familiar e em Aconselhamento Pastoral Familiar. Supervisora de atendimentos clínicos psicoterapêuticos. Docente e palestrante convidada do Instituto Haggai do Brasil. Docente convidada na Pós-graduação da FLT. Membro da ABRATEF e APRTF. Membro do CPPC. Autora do livro “Eduque seu filho, nisso há esperança: uma perspectiva sistêmica para a educação dos filhos”. Coautora dos livros “Quando a dor se torna insuportável” e “Teologias, Psicologias e Humanidades”. Idealizadora e coordenadora do workshop “Diálogos sobre a saúde pastoral”. Membro da IBB (Igreja Batista do Bacacheri/Curitiba/PR). Colunista do portal de notícias RICMais. Colunista do portal gospel GUIAME. Casada com o pastor Claudio Ernani Ebert, mãe de 3 filhos e avó de 5 netos.

@clariceebert

linktr.ee/clariceebert

www.clariceebert.com.br

Colunista GUIAME

Colunista RICMais

Pastor, Teólogo, Escritor, Professor, Palestrante, Conferencista, Assessor Familiar, Conselheiro Pastoral

CLAUDIO ERNANI EBERT

Coordenador e palestrante do Ministério Vida Melhor (um ministério de cursos e palestras), em parceria com sua esposa. Professor de cursos de pós-graduação em Aconselhamento Pastoral Familiar. Docente e palestrante convidado do Instituto Haggai do Brasil. Membro e docente de EIRENE do Brasil. Docente convidado na Pós-graduação da FLT (Faculdade Luterana de Teologia) e FATEBE (Faculdade  Teológica Betânia). Secretário Executivo do Instituto Haggai no Estado do Paraná. Autor dos livros “Eu e minha Família” e “Cuide do seu coração ... e do seu bolso”. Coautor do livro “Quando a dor se torna insuportável”. Membro da IBB (Igreja Batista do Bacacheri/Curitiba/PR). Casado com a psicóloga Clarice Ebert, pai de 3 filhos e avô de 5 netos.

@claudioernaniebert

linktr.ee/claudioernaniebert

© Por Ministério Vida Melhor. Desde 2015.